por Programa Interlegis — última modificação 10/11/2014 09h28
Alfredo Wagner A região já era habitada por indígenas há 3.000 anos, quando no final de século XVIII houve a primeira tentativa - pelos homens “brancos” - de explorar o sertão, com a abertura de uma picada ligando Desterro, a capital da província, a Lages. Naquela época, os limites da freguesia de São José iam até os confins de Lages.

Alfredo Wagner/SC

A efetiva colonização - e fundação do atual município de Alfredo Wagner -, aconteceu em 1853, quando o Imperador D. Pedro II criou a Colônia Militar de Santa Tereza, a meio caminho entre a sede da Província e os campos de Lages.
Em 24 de outubro de 1957, a vila de Barracão é elevada à condição de Distrito, emancipando-se de Bom Retiro em 29 de dezembro de 1961, com o topônimo Alfredo Wagner. Situa-se na região do alto Vale do Itajaí e abriga a nascente mais alta de toda a bacia do Rio Itajaí, localizada no cume do Monte Lajeado, a 1.752m do nível do mar.
Em 2004, Alfredo Wagner ganhou o título de Capital Catarinense das Nascentes, através de Lei Estadual.
Através da Reserva Rio das Furnas, a região de Alfredo Wagner foi considerada um local perfeito para Birdwatching Observação de Aves.
Nota:as informações do município de Alfredo Wagner foram fornecidas pela sua Secretaria de Turismo e, principalmente, coletadas dos Atrativos Turísticos do município.

Dados IBGE

Data de Instalação: 29/12/1961
Gentílico: alfredense
População*: 9.737 habitantes
Área: 732,768 km²
Densidade Demográfica: 13,29 hab/km²
IDH**: 0,668

Mesorregião: Grande Florianópolis
Microrregião: Tabuleiro
Distância da Capital: 78,11 km
Altitude: 480,00 m

GESTÃO MUNICIPAL
Prefeito: Naudir Antonio Schmitz
Partido: PMDB
Endereço da Prefeitura: Rua Anitápolis, 250 - Centro
CEP: 88450-000
Site Oficial: www.alfredowagner.sc.gov.br

*População Estimada em 2013 | Fonte: IBGE.