ABERTAS INSCRIÇÕES PARA VEREADORES MIRINS DE ALFREDO WAGNER

por Mario Sergio Kalbuch publicado 04/07/2019 15h07, última modificação 04/07/2019 15h07
Atenção alunos do 9º Ano das Escolas Silva Jardim e Passo da Limeira!

Já estão abertas inscrições aos escolares interessados em participar das eleições para a escolha dos primeiros "Vereadores Mirins" de Alfredo Wagner. O Programa objetiva promover a interação entre o Poder Legislativo e as escolas, permitindo ao estudante compreender profundamente os trabalhos que são desenvolvidos pelos vereadores. Os "Vereadores Mirins" devem ser conhecidos no mês de agosto

O período de inscrição foi aberto na segunda-feira (1º de julho) e segue até o dia 29. A campanha será realizada do dia 30 de julho a 6 de agosto dentro das escolas e, nela, os candidatos poderão divulgar por todos os meios o seu plano de governo. As eleições ocorrem nas escolas no dia 07 de agosto. Destaca-se que serão eleitos dezoito representantes para comporem a Câmara de Vereadores Mirins, sendo nove (9) titulares e nove suplentes (que também atuarão como assessores parlamentares).

Para se inscrever, além de estar matriculado no 9° ano do Ensino Fundamental, o aluno deverá ter idade máxima de 15 anos.

O "Vereador Mirim" exercerá mandato de um ano, período em que terá toda a experiência política de um parlamentar, passando por eleição, diplomação seguida de posse e irá realizar até quatro sessões durante o ano, onde poderá apresentar, discutir e aprovar projetos que, se forem de acordo aos anseios da comunidade alfredense, podem ser levados a Câmara de Vereadores e oportunizados de se tornarem realidade. Durante todo o mandato, o “Vereador Mirim” terá ainda acesso a cursos em parceria com a escola do Legislativo como oratória e política social.

Sobre o Programa Vereador Mirim

O Programa Vereador Mirim Alfredense foi implantado no município de Alfredo Wagner pela Câmara de Vereadores em 2011, mas desde que foi aprovado nunca havia sido posto em ação. Este cenário, felizmente, muda em 2019. O atual presidente da Câmara -  também autor do projeto original -, vereador Silvio Jose Althoff, trabalhou na organização do cronograma deste e firmou parcerias com a Escola de Básica Silva Jardim e com a Escola Passo da Limeira para torná-lo real.

O Projeto visa aproximar a Câmara de Vereadores com estudantes da rede pública municipal, permitindo, dentre outras: a compreensão do papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social em que vive; motivar o maior número de crianças e adolescentes para questões como cidadania, recursos públicos como bem do povo, funcionamento dos órgãos municipais; promover a importância da participação popular nos espaços onde a população tem assento ou oportunidades e; fazer com que os jovens sintam-se parte do Poder compreendendo seus sentidos e funções.

Segundo o vereador Silvio, o “Programa Vereador Mirim Alfredense” foi organizado de modo a empolgar e motivar os jovens a participarem do processo democrático e político e de realizar mudanças na sociedade.