ALTERADO O CRONOGRAMA DO PROGRAMA 'VEREADOR MIRIM'

por Mario Sergio Kalbuch publicado 17/07/2019 16h48, última modificação 17/07/2019 16h48
Atenção as novas datas

Atenção alunos do 9º Ano das Escolas Silva Jardim e Passo da Limeira!
... HÁ MUDANÇAS NO CRONOGRAMA DO PROGRAMA 'VEREADOR MIRIM DE ALFREDO WAGNER’.

As inscrições aos escolares interessados em participar das eleições para a escolha dos primeiros "Vereadores Mirins" de Alfredo Wagner estão abertas desde o dia 1º de Julho e, diante do recesso escolar, foram estendidas até o dia 31. O período de campanha dentro das escolas, anteriormente previsto do dia 30 de julho a 6 de agosto, acontecerá agora do dia 1º até 9 de agosto. A data da eleição também foi alterada. Ela será realizada agora em 12 de agosto. Destaca-se que serão eleitos dezoito representantes para comporem a Câmara de Vereadores Mirins, sendo nove (9) titulares e nove suplentes (que também atuarão como assessores parlamentares).

O Programa objetiva promover a interação entre o Poder Legislativo e as escolas, permitindo ao estudante compreender profundamente os trabalhos que são desenvolvidos pelos vereadores. Para se inscrever, além de estar matriculado no 9° ano do Ensino Fundamental, o aluno deverá ter idade máxima de 15 anos.

O "Vereador Mirim" exercerá mandato de um ano, período em que terá toda a experiência política de um parlamentar, passando por eleição, diplomação seguida de posse e irá realizar até quatro sessões durante o ano, onde poderá apresentar, discutir e aprovar projetos que, se forem de acordo aos anseios da comunidade alfredense, podem ser levados a Câmara de Vereadores e oportunizados de se tornarem realidade. Durante todo o mandato, o “Vereador Mirim” terá ainda acesso a cursos em parceria com a escola do Legislativo como oratória e política social.

Fazendo o uso do espaço Breves Explicações na segunda-feira (15), o presidente da Câmara, Sílvio Jose Althoff, agradeceu ao apoio da Direção das escolas e dos professores de modo geral, que abraçaram este projeto e estão exercendo papel importante para o sucesso do mesmo. Ele agradeceu também os servidores da Câmara de Vereadores e aos colegas vereadores que estão empenhados na execução do ‘Vereador Mirim’. Ele destacou que a assessora jurídica da Câmara, Monique Beppler do Amarante, participará, em 31 de julho, do I Encontro Estadual de Coordenadores de Câmaras Mirins, evento gratuito que será realizado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina – ALESC, onde buscará novas experiências para aperfeiçoar o programa.