Sessão Ordinária do dia 8 de Outubro de 2018

por awa — publicado 11/10/2018 09h47, última modificação 22/10/2018 15h56
- Leitura do Relatório da Epagri sobre o mofo que atinge algumas lavouras de cebola e a orientação para reduzir ou acabar com os efeitos da praga. - Indicação do Vereador Emílio para conserto de estradas. - Convite para o Dia de Campo da Epagri Os vereadores Adilson Mariotti, Paulo Cesar Rossi e Silvio Althoff fizeram uso da Tribuna Livre.

Verificando o número legal de vereadores que assinaram o livro de presença foram abertos os trabalhos da presente sessão, com a votação e aprovação da ata da sessão anterior.

A seguir o 2º Secretário, Vereador Silvio José Althoff fez a leitura do expediente do dia: Resposta ao Ofício nº 060/2018, desta Câmara, com encaminhamento de Nota Técnica emitida pela Epagri/Estação Experimental de Ituporanga, esclarecendo sobre o ataque severo de míldio (ou mofo) nas lavouras de cebola de Alfredo Wagner e demais municípios do Alto Vale do Itajaí do Sul. Indicação nº 015/2018, em que se indica ao Prefeito Municipal que seja efetuado o patrolamento e encascalhamento das estradas das Localidades de Furadinho, Lomba Alta, especificamente na estrada que dá acesso ao Pesque e pague do Sandrinho e também na estrada da Localidade de Hamburgo. A indicação foi discutida por seu autor, o vereador Emílio Carlos Petris e aprovada por todos. O vereador Emílio Carlos Petris destacou que as vias encontram-se em condições precárias de trafegabilidade, ressaltando que as demais estradas do município estão em péssimas condições. Afirmou que a estrada que dá acesso ao Pesque e Pague do Sandrinho é um local frequentado por turistas, moradores e sitiantes e precisa de manutenção. No que tange a estrada de Hamburgo, declarou que quando chove, a estrada fica intransitável, inclusive o transporte escolar não consegue acessar as casas, deixando as crianças de quatro ou cinco anos embaixo do morro, inclusive com risco a suas vidas. Ademais, reside na comunidade uma mulher com deficiência, que está grávida, salientando que a situação das estradas é bastante grave. Por fim, afirmou que a administração deve começar a dar mais atenção às estradas.

Convite da equipe de pesquisa em cebola e outras hortaliças da Epagri/Estação Experimental de Ituporanga (EEITU) para o Dia de Campo da Epagri, no dia 17/10/2018, às 13:30h. Em breves explicações falaram os vereadores Adilson Mariotti, Paulo Cesr Rossi e Silvio Althoff.,

O vereador Adilson Mariotti agradeceu às pessoas que votaram em seus candidatos, Marcos Teobaldi, Marcos Vieira e Jorginho Melo e os demais que não foram eleitos mas que receberam muitos votos dos eleitores alfredenses. Aproveitou a oportunidade e convidou a população para participar da festa na localidade de Catuíra, no próximo final de semana (13 e 14/10).

O vereador Paulo Cesar Rossi reiterou o convite aos agricultores para participarem do dia de campo para tratar sobre as doenças da cebola e quem tiver interesse poderá estar procurando a Epagri para fazer a reserva do transporte até o local. Ainda, esclareceu que a cultura da cebola, a partir do dia 02/02/2019 será, também, um produto com origem rastreada, obrigatoriamente, e quem quiser mais informações sobre esse novo sistema poderá procurar o sindicato, fazendo o cadastro e emitindo as etiquetas.

O vereador Silvio José Althoff declarou que, conforme já havia comentado na sessão anterior, não há um fungo diferenciado na cultura da cebola, sendo o conhecido “mofo”. Além disso, utilizou a tribuna para agradecer os votos em seus candidatos, lamentando a não eleição da candidata a deputada Dirce. Afirmou que a eleição desse ano foi diversificada. Acredita que os brasileiros entenderam que corrupção na política não deve existir, e que possamos eleger candidatos conscientes e que nossos impostos voltem como investimento em mais saúde, educação e com mais transparência, fazendo prevalecer a justiça, a verdade e os fatos. Ainda, parabenizou o candidato Carlos Chiodini e agradeceu os votos que recebeu no município, afirmando que este nome será visto e lembrado em Alfredo Wagner.