VEREADORA PEDE QUE PREFEITURA OFEREÇA CURSOS DE PRIMEIROS SOCORROS AOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO DE ALFREDO WAGNER
Por meio de uma Indicação apresentada durante Sessão Ordinária, a vereadora Evelise Althoff Heiderscheidt (Lita) sugeriu que o Poder Executivo, através da Secretaria Municipal de Educação, contrate uma empresa que ofereça cursos sobre noções básicas de Primeiros Socorros para professores e funcionários das escolas e creches de Alfredo Wagner.
Com a formação, Lita quer que as equipes que atuam nas escolas sejam capazes de prestar atendimento imediato nas crianças e adolescentes casos acidentes aconteçam dentro do ambiente de estudo. Dentre as lições, ela quer que os profissionais de educação saibam maneiras de desengasgar pessoas e técnicas para massagens cardíacas.
- Com equipes capazes de identificar e agir preventivamente em situações de emergência e urgências médicas amplia-se a segurança nas escolas e garante-se melhores condições de bem-estar as nossas crianças. Além disso, caso aconteça algum acidente neste ambiente, dá-se maior garantia de recuperação ou sobrevivência a quem precisar do atendimento até que o suporte médico especializado se torne possível; disse a vereadora.
Sobre a formação em cursos de Primeiros Socorros
No uso da Tribuna, Lita recordou que, desde 2018, vigora no Brasil uma Lei que determina que professores e funcionários de escolas aprendam noções básicas de primeiros socorros. Trata-se da Lei Lucas, criada em homenagem a um menino de 10 anos que morreu, em setembro de 2017, depois de engasgar com um lanche durante um passeio escolar, em Campinas (SP). Na ocasião, não havia ninguém preparado por perto para socorrê-lo e, assim, evitar a tragédia.
Pela Lei Lucas, cabe aos Estados e Município oferecerem os cursos aos profissionais da Educação. A Indicação apresentada por Lita visa o cumprimento desta legislação.